San Diego Rockets (1967-71)

  RocketsSDscript_375x111

Os Rockets foram fundados em 1967 na cidade de San Diego. O seu dono Robert Breitbard aproveitou que a NBA queria aumentar o número de franquias para a temporada 1967-68 e então entrou no programa de expansão da liga juntamente com o Seattle Supersonics.

O San Diego Rockets foi assim nomeado depois que foi feito um concurso com a participação de mais de 10.000 pessoas na cidade onde surgiram mais de 1.000 nomes diferentes e o escolhido foi Rockets porque a cidade é conhecida como “cidade do movimento” e os foguetes foram os preferidos para ilustras a ideia.

San Diego Sports Arena casa do Rockets de 67 a 71

San Diego Sports Arena casa do Rockets de 67 a 71

O time mandava os seus na San Diego Sports Arena. O primeiro treinador do Rockets foi Jack Mahorn e a primeira escolha da equipe no Draft de 1967 foi o futuro treinador e nomeado ao Hall da Fama, Pat Riley.

Pat Riley com a camisa 42 do Rockets

Pat Riley com a camisa 42 do Rockets

Mas a primeira temporada da franquia na NBA foi desastrosa com apenas 15 vitórias e 67 derrotas, um recorde negativo para a Liga naquela época. Com esse retrospecto a equipe foi disputar na moedinha com o Baltimore Bullets a primeira escolha do Draft e venceu.

No Draft de 1968, o San Diego Rockets selecionou Elvin Hayes da Universidade de Houston. Com o acréscimo do jovem jogador a equipe conseguiu melhorar para 37-45 e assegurar sua primeira participação nos playoffs, mas foi derrotado nas semifinais da Conferência pelo Atlanta Hawks.

Elvin Hayes foi o primeiro ídolo do Rockets

Elvin Hayes foi o primeiro ídolo do Rockets

No Draft de 1970, foram selecionados dois dos principais nomes da história do Rockets: Calvin Murphy e Rudy Tomjanovich. Mesmo com os dois grandes jogadores em seu elenco a equipe não conseguiu alcançar os playoffs em mais nenhuma temporada em San Diego.

Calvin Murphy teve sua camisa 23 aposentada pelo Rockets

Calvin Murphy teve sua camisa 23 aposentada pelo Rockets

Com um número pequenos de vitórias e também a pouca presença de público no San Diego Sports Arena, Breitbard decidiu vender a equipe. Em 1971, a Texas Sports Investments liderada por uma dupla de investidores comprou a franquia por 5,6 milhões de dólares e mudou-a de cidade.

Houston seria a nova casa dos Rockets, seria a primeira franquia da NBA localizada no Texas e melhor ainda, o nome ainda faria algum sentido e poderia ser mantido afinal Houston é a sede do principal centro da NASA.

Deixe um comentário