História

O Rockets foi fundado em 1967 ainda como San Diego Rockets, o time ficou quatro anos na cidade da Califórnia até que foi transferido para Houston onde se estabeleceu e permanece até hoje. O time disputa a Divisão Sudoeste da Conferência Oeste da NBA.

Antes de mudar para Houston o time ainda conseguiu atingir os playoffs em 1969 após draftar o pivô Elvin Hayes. Mas a mudança de nível para o time do Texas foi com a contratação de Moses Malone em 1976.

O pivô da Vírginia elevou o jogo dos Rockets sendo escolhido como MVP da temporada por duas vezes em 1979 e 1982. Moses também foi o principal nome do time no primeiro título de Conferência em 1981, mas eles perderam a Final da NBA para o Boston Celtics de Larry Bird em seis jogos.

Em 1982, o time resolveu trocar Malone e conseguiu a primeira escolha do draft por duas temporadas seguidas nos quais foram selecionados Ralph Sampson e Hakeem Olajuwon. Os dois foram conhecidos como “As Torres Gêmeas” e levaram o Houston as finais da NBA novamente em 1986 onde perderam novamente no sexto jogo para o Boston Celtics.

Com problemas de lesões Sampson foi trocado em 1988 deixando a liderança total do Rockets nas mãos de Olajuwon. E o pivô nigeriano, depois naturalizado americano, não decepcionou. Conquistou os dois títulos de Houston na NBA em 1994 e 1995 sendo o MVP das Finais em ambas decisões. Em 1994, foi também o MVP da temporada e o defensor do ano. Sendo o único jogador até hoje a conquistar esses prêmios em uma só temporada.

Em 1994, o time venceu o New York Knicks de Patrick Ewing em sete jogos. No ano seguinte reforçado pelo membro do Dream Team de 1992, Clyde Drexler, o time saiu da sexta posição na temporada regular para conquistar o título varrendo o Orlando Magic de Shaquille O’Neal e Penny Hardaway.

Depois dos títulos mesmo com a chegada de Charles Barkley e Scottie Pippen nos anos seguintes o time não conseguiu repetir o sucesso. Com a saída de Hakeem, o time só voltaria a fazer sucesso quando dratou o chinês Yao Ming em 2002, mas devido a seguidas lesões o pivô teve que abandonar as quadras em 2010.

Deixe um comentário